Dica para você que tem UM produto pelo menos para vender:

Você pode ter uma loja online de um produto só, sem problema algum (e há até vantagens nisso).

Independentemente de onde você está, não se importe com o preço do frete. Se fizer chegar para quem paga, está valendo. Pense que há pessoas de muito longe que sempre pagarão frete caro para receber algo. Vejo casos de produto a $50 e frete a $70.

Invista em marketing sempre. Sem marketing ninguém passa na sua loja física. Sem marketing ninguém passa na sua loja virtual. Uma das partes do preço de um produto é a “Parte Marketing”. (O que faz você poder dar um belo desconto quando consegue vender sem marketing)

Há plataformas e ferramentas cada vez melhores para você fazer tudo sozinho se precisar. Deixa o trabalho besta para os robôs e contrate gente para te ajudar a pensar em maneiras mais inteligentes de fazer seus clientes se sentirem bem enquanto se relacionam com a sua empresa.

E já que falei em preço de produto aí acima, um resumo do que você deve pensar para compor seu preço final:
1. Preço de custo, do seu fornecedor;
2. Custo da sua plataforma de pagamento;
3. Custo da sua absorção de juros de parcelamento;
4. Custo da sua estrutura (física ou digital);
5. Custo de marketing (seu CPA, custo máximo para aquisição de um cliente para aquele produto);
6. Impostos
7. Seu lucro

Isso quer dizer que se o cliente chega até você sem algum dos custos acima, você tem espaço para desconto, se sua margem já não permitir isso.

Por exemplo, se você vende um produto a $100 e tem $20 como o custo 5, o custo máximo de aquisição de cliente (o valor que você pode gastar em marketing para conseguir alguém para comprar aquele produto) e tem outros $20 como lucro, na prática você tem $40 de lucro se consegue vender sem precisar usar o marketing, o que quer dizer que tem mais margem para desconto.

Esse é um dos motivos de eu recomendar muito que você tenha uma lista de antigos clientes, mantendo o relacionamento com eles, pois isso te abre a possibilidade de vender sem seu custo de marketing.

Bom, se seu cliente te paga em dinheiro e à vista, você não tem os custos 2 e 3.

Quanto mais você vende, menor é seu custo 4 e maiores as chances de reduzir o custo 1.

Na prática isso daria um livro e no mínimo quer dizer o seguinte:
-Entenda seus números, MUITO!
-Acompanhe e melhore estes números sempre;
-Marketing é combustível para crescer. Ferrari não anda sem gasolina. Produto ótimo com marketing ruim também não;
-Se você não presta bem atenção nisso, é capaz de você trabalhar e trabalhar para pagar o 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e não sobra o 7 para você, a única parte que fica no seu bolso (já vi empresa faturando milhões e quebrando, justamente por não se atentar a isso. Girar dinheiro sem lucro só vai aumentar o 6, os impostos. Empresa precisa de lucro. Não tem que ter lucro como objetivo, mas precisa ter lucro para viver. Lucro para empresa é como oxigênio para o ser humano. Você não tem o objetivo de ter mais oxigênio, mas precisa dele todos os dias)

Enfim, tô numa padaria de SP tomando um café e só resolvi escrever uma frase do balcão deixando a dica da loja de um produto só… então aproveita o restante que foi de bônus.

Boa sexta! E que suas segundas sejam melhores que elas. 😉

@alessandrogon

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