Criando um novo modelo de negócio… ou reinventando um.

E espero que sirva como ideia para muitos por aqui.

Criando Grupos Fechados, pagos, de orientação, apoio e direcionamento para empresários de pequenas e médias empresas, sobre os assuntos que domino. E você pode fazer o mesmo.

Vou dar alguns exemplos:

#1 Há muitos anos, aceitei que colocassem uma empresa no meu nome. Seria algo rápido, por 90 dias. Na prática durou mais de uma década, de dívidas que fiquei pagando de uma empresa que nunca foi minha, de valores que hoje ultrapassariam meio milhão de reais, absurdas vezes mais do que eu tinha na época como um simples funcionário. Tive todos os meus bens penhorados, oficiais de justiça me caçando diariamente. Mas a responsabilidade foi minha, afinal eu é que aceitei. E minha decisão foi a seguinte: vou me tornar um dos melhores profissionais que eu puder ser, e vou aprender tudo que eu puder sobre dinheiro, finanças pessoas, investimentos, para poder fazer meu dinheiro crescer e poder pagar esta dívida. Eu precisava ganhar mais, não exatamente para viver melhor, mas para pagar a dívida que deixei que ficasse no meu nome. Na prática, me destaquei por onde passei, aprendi muito sobre finanças, investimentos, derivativos, sobre a energia do dinheiro, e principalmente, sobre o comportamento profissional e comportamento em relação às finanças.

E daqui pode surgir um grupo, para pessoas que precisam lidar melhor com o seu dinheiro e com o seu próprio comportamento.

#2 Passei muitos anos criando soluções para o Corinthians, e na época, no Departamento de Futebol Profissional criei todos os sistemas usando o Microsoft Access e descobri formas dele ser usado profissionalmente para organizar informações e processo de empresas, e ao mesmo tempo descobri formas de se fazer as coisas básicas que qualquer empresa precisa com maestria, eliminando planilhas de Excel e possibilitando cruzar dados de vários lugares. Ainda descobri que ele tem um dos melhores geradores de relatórios existentes, e pode se integrado com ferramentas gratuitas de BI, gerando painéis de controle excelentes. Enfim, muitas empresas hoje perdem dinheiro por não terem isso.

Crio um grupo em que diariamente oriento empresários para que organizem seus negócios usando o Access e algumas ferramentas que fui descobrindo ao longo do tempo, para que tenham os controles que precisam, gerem os relatórios que desejam, e aprendam a melhorar continuamente seus negócios. E esse é um dos grupos.

E pensando bem, ainda dá para ter um em que ensino profissionais do futebol a criar as soluções que precisam.

#3 Nos últimos anos o que mais faço é estudar e aplicar estratégias do marketing digital, olhando diariamente soluções para diferentes tipos de empresas. Acabei me tornando um consultor na área. Porém em vez de atender só 2 ou 3 empresas, crio um grupo, em que oriento, direciono em cada passo, ensino sobre bons processos de vendas, criação de funis, mostro as estratégias, as campanhas que vem funcionando para cada tipo de negócio e tudo mais que venho descobrindo ao longo dos dias, afinal, isso é o que mais faço hoje. (Esse grupo já começou e já tem empresários por lá).

#4 Como coloquei aí acima, passei muitos anos no Corinthians, e no meio do meu tempo por lá também trabalhei no Santo André, voltando ao Corinthians depois, e neste tempo, nos dois clubes, fui assumindo cargos de liderança, liderando áreas como RH, jurídica, administrativa, eventos, passando pelo gerenciamento de projetos no marketing, até assumir a Superintendência de Inovação e TI, já de volta ao Corinthians. Ou seja, de programador a CIO, a experiência adquirida pode servir para muita gente. Aqui vou pensar no tipo de grupo, mas podem surgir algumas coisas:

-Um específico para times de futebol que querem se organizar;

-Um para líderes, gestores de áreas, que precisam de apoio, ferramentas, formas de lidar melhor com seus funcionários, ideias e ajuda para organizar suas áreas e certamente algo mais que vai vir na cabeça em breve. No fim, a liderança é muitas vezes solitária, sei bem como se sente um líder em algumas situações, por não ter com quem trocar ideias ou discutir os problemas e oportunidades para o seu negócio.

#5 Liderança e auto liderança. No meio deste meu caminho, dos ensinamentos técnicos e sobre gestão, fui para o aperfeiçoamento específico em liderança, e descobri que a melhor forma de aprender sobre como lidar com as pessoas, seria aprender tudo que poderia sobre mim. Quanto mais me conhecesse, mais conheceria os outros. E isso me fez buscar imersões de auto conhecimento, de cursos intensos, grandes retiros de silêncio, meditações dos mais diversos tipos, à imersões na Índia, de formações como Practitioner em PNL até o Coaching. E isso é algo que não paro, e nunca vou parar, a busca pela excelência humana, do ser e do espírito.

E daí podem surgir alguns grupos, a princípio dois:

-Auto Liderança com Coaching Light (mas não como o coaching tradicional, criando outro formato, com mais interação): começando a falar sobre objetivos, direcionamento para alcançá-los, orientação para saber como lidar com os acontecimentos da vida, demonstração de caminhos, incentivos para buscar o que quer, recursos para aumento de desempenho na sua empresa e direcionamento para melhorar seus negócios, sem esquecer da sua vida.

-Auto Liderança com Coaching Hard: é como o coaching light, mas aqui, a coisa pega, você tem que acelerar o passo, fazer e avançar. É para quem realmente aceita pagar o preço pelo sucesso. (vou pensar em ideias para esse, aqui é para a Tropa de Elite da vida, e realmente não será para qualquer um).

#6 Algumas coisas que estudei muito ao longo da vida, motivado especialmente pela desorganização do futebol: Gerenciamento de Projetos (inclusive um dos meus MBAs foi nessa área) e Modelos de Excelência da Gestão (e uma das minhas especializações foi nessa). Penso em como boas práticas do gerenciamento de projetos e dos ótimos modelos de gestão podem ser úteis para pequenas e médias empresas. Práticas totalmente desconhecidas por alguns, e que certamente contribuem para a falência de algumas empresas. Então daqui, pode sair mais um grupo, em que oriento a cada semana sobre o que podem fazer para melhorar os seus negócios. E pensando ainda que minha escola foi Vicente Falconi e Jim Collins. Com os ensinamentos destes dois, pequenas empresas se tornam grandiosas, afinal, toda grande um dia foi pequena.

#7 Vou criar agora páginas sobre os grupos nos meus sites, além de ambientes para tudo isso acima, para aulas, para o próprio grupo e para os encontros online. E isso é uma facilidade que tenho. Comecei a mexer com computadores em 1986, criando softwares já nessa época, com 12 anos de idade. (criar software com 12 anos hoje é fácil, quero ver lá, 10 anos antes da internet existir no Brasil e sem ter amigos no WhatsApp para tirar dúvidas rsrs). E de lá para cá fui um dos maiores ‘fuçadores’ de softwares que já conheci. No celular cheguei a ter 520 apps ao mesmo tempo (até ele quase parar rs). E neste ambiente de criação de cursos online, participando de renomadas mentorias, vivenciei e aprendi métodos, para usar muitos dos recursos disponíveis para disseminar o conhecimento.

Então, se você quiser saber como pode também criar os seus ambientes, quem sabe penso em mais um grupo para te orientar sobre cada passo para você também disseminar o seu próprio conhecimento. 😉

Certamente novas ideias vão surgir, e nem considerei agora minha experiência como CIO para um grupo de profissionais de TI, mas por enquanto isso é o que defini.

Como devo fazer tudo isso:

-Crio grupos exclusivos, fechados e pagos, usando o Facebook. Crio ambientes de aulas em ferramentas específicas. Crio páginas de pagamento. Configuro garantias nas ferramentas. Tem algumas semanas para acompanhar, não gostou, dinheiro é devolvido pela ferramenta automaticamente. Para quem entrar, todos os dias acompanho, conversamos sobre seu negócio e os seus objetivos, gero conteúdo e valor, programo encontros ao vivo semanais ou quinzenais e melhoro tudo constantemente, baseado no momento e no negócio de cada um.

-De tudo que passar, vou também gerar aulas e deixar em um ambiente fechado e organizado, disponível para quem quiser consultar depois.

Vou fazer todos de uma vez? Provavelmente não. O grupo orientando empresários sobre Marketing Digital e funis de venda já começou. Os outros vou efetivamente criar dependendo do interesse, mas o modelo está montado. Com certeza será melhorado, afinal, de tudo que sei, minha especialidade mesmo é a de subir a régua, aumentar os padrões, continuamente. E quero te ajudar a fazer isso também no seu negócio.

“Nos negócios e na carreira, enquanto você está parado, em algum lugar do mundo alguém que faz a mesma coisa que você está se preparando duramente. E um dia ele pode te encontrar frente a frente, e se isso acontecer e você não estiver pronto, ele vai te nocautear, em segundos…”

Durante os últimos 2 anos, ouvir que eu deveria escolher apenas UMA ÚNICA COISA de tudo que sabia e deixar todo o resto de lado, me incomodou. Por que não posso ensinar tudo? Se no meu dia a dia eu uso tudo, passo por tudo, continuo me aprimorando em tudo, e uma coisa complementa a outra…

No fim eu escolhi UMA ÚNICA COISA: levar prosperidade. Ensinar e orientar para que todos ganhem mais, lucrem mais e tenham uma vida melhor.

E você, tem algo para aprender? Tem interesse por algum destes grupos? Um deles já começou e está avançando. Me manda mensagem agora e já avançamos.

Uma coisa eu garanto. Você nunca mais será a mesma pessoa e seus resultados nunca mais serão os mesmos.

Devo liberar aulas e conteúdos sobre todos os assuntos acima, e vou pensar em conteúdos gratuitos que já ajudem quem precisa avançar em qualquer um dos pontos que citei.

Mas para ir direto ao ponto, eu preciso da sua ajuda. Escolha um dos assuntos acima e me diga, deixando nos comentários, qual é a principal questão que você deixaria para mim, sobre ele.

Em troca, se você deixar seu e-mail cadastrado na página http://www.alessandrogon.com.br/cadastro-interesse-grupos/, eu vou te liberar o acesso em alguma das aulas pagas que fizer, e te aviso pelo e-mail.

Pin It on Pinterest

Share This