Escolha uma Página

Muita gente não consegue negociar nem consigo mesmo, tomam decisões que atrapalham a própria vida e não sabem o motivo.

Isso muitas vezes acontece porque a maior parte das pessoas não sabe como elas mesmas funcionam.

O que governa as nossas próprias decisões são os nossos valores, coisas que acreditamos que são importantes, ou até inegociáveis.

Cada um de nós tem valores distintos, alguns deles parte da nossa natureza, de quem somos na essência, enquanto uma outra parte destes valores podem mudar ao longo do tempo, pelo nosso momento de vida.

O mais importante disso tudo é saber que quando conhecemos os nossos próprios valores, passamos a negociar melhor com nós mesmos.

E quando sabemos que valores definem os comportamentos e as decisões que todas as pessoas tomam, conseguimos passar a entender porque outras pessoas fazem o que fazem, porque alguns comportamentos causam conflitos com outras pessoas e até porque nos incomodamos com atitudes que para outros parecem coisas naturais, e são, para eles, pelos valores deles, que são diferentes dos nossos.

É preciso entender que com tudo isso, o certo e errado para um poder ser diferente do certo e errado para outro. Uma atitude que conflita com os seus valores pode ser considerada totalmente errada para você, mas pense que isso pode não conflitar com os valores de outra pessoa, e mais do que isso, pode estar entre os valores que são importantes para ela.

Não há uma lista exata de valores, mas para que você entenda melhor essa história, “família” pode estar na lista dos valores mais importantes para alguém, enquanto “crescimento pessoal”, “desafio”, “status” ou “ajuda ao próximo” pode estar entre os mais importantes para outra pessoa.

Perceba que quando você conhece os seus próprios valores, sua vida tende a ficar mais fácil, se você prestar atenção às suas decisões e evitar situações que conflitem com o que é importante para você.

E é por isso tudo que quando conduzo clientes para alcançar seus objetivos de vida, através de processos de coaching, eu sempre trabalho para identificar os seus valores, normalmente no início de todo o processo, pois isso nos permite trabalhar em ações que façam mais sentido, que respeitem os valores pessoais, evitando ao máximo situações de vida que conflitem com tais valores.

Isso faz com que a caminhada em direção às metas pessoais de cada um seja ainda mais satisfatória. Alcançar o que se deseja nem sempre é fácil, mas quando você sabe o que poderia dificultar essa caminhada, começa a perceber que pode avançar por caminhos melhores, e efetivamente alcançar o que sempre desejou e não conseguia saber porque não alcançava.

Se você deseja ter uma conversa gratuita para falarmos sobre os seus objetivos de vida, solicite clicando aqui. Dependendo do momento poderemos agendar para logo depois ou você entrará para uma lista de espera, por isso, não deixe para depois. Alcançar suas metas pessoais e profissionais pode depender disso.

Pin It on Pinterest

Share This